segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Fechamento do Ano 2020!

 

Olá queridos amigos da Finansfera!

Resolvi escrever um post de fechamento de ano para manter um registro para que eu possa voltar no futuro e ler as palavras do jovem que esta em busca da IF. Fico me imaginando lendo este blog assim como o Viver de Renda leria o blog dele em 2010, o cara foi de 190 mil para 14 milhões!!! IDOLO!!!

Em termos financeiros até que foi um ano bom, sinto em falar isso enquanto muitas pessoas perderam entes queridos, graças a Deus não tive nenhuma perda na minha família ou amigos até o momento. Mas vamos focar no financeiro. Passou de 101 kR$ em Abril para 162 kR$ em Dezembro. Puta recuperação em V.

Apesar de tido um ano com poucos gastos, acredito que ainda preciso melhorar muito o meu controle financeiro, sei que tenho uma capacidade de aporte de 5 kR$ por mês, mas os pequenos gastos, aqueles invisíveis, me fazem diminuir e muito este valor.

Meu patrimônio total junto com a minha esposa, chegou em R$ 416.946,24 contanto com o apartamento e o carro, não é um espetáculo, mas para um jovem de 29 anos que não teve ajuda nenhuma e não recebeu nenhuma herança (espero que demore MUITO para receber alguma), acho que está bom.

Outro dilema é este apartamento, no momento o mesmo encontra-se financiado, um total de R$ 191.500 ao Banco Itau, para calculo do patrimônio total conto apenas a parte que me cabe do mesmo, ele é avaliado (bem por baixo) em R$ 400.000 , consegui fazer a portabilidade para reduzir os juros da Caixa que era de 8.49% para 6.99% no Itau, sendo um custo efetivo total de 7.39%. Apesar de ter que pagar a taca de 3.400 da avaliação da engenharia (que acho um absurdo para uma pessoa ir 1 dia, tirar um monte de foto e montar uma avaliação) + 500 de cartório para atualização da matricula, acredito que valeu muito a pena, a taxa de amortização melhorou muito +- 300 reais por mês.

Mas o dilema é o seguinte, pagar o apartamento ou investir, quando a bolsa estava abaixo dos 100 mil pontos, não tinha dúvida, era uma puta oportunidade, pena que voltou muito rápido.

Agora acredito que é o momento de focar no pagamento do financiamento e ir aumentando a minha reserva de oportunidade.

Acho muito bonito os educadores financeiros que falam “ahh você deve primeiro quitar suas dividas antes de investir”, “não se deve ter um financiamento e investir”, acredito que eles não saibam a realidade da maioria dos brasileiros. Eu poderia estar morando de aluguel? Sim, mas hoje os juros que pago para o Itau é cerca de 1.150 por mês e um aluguel de um apartamento igual ao meu seria uns 1.800.

Realmente é um tema polêmico e que me deixa em muita dúvida. Mas importante é irmos seguindo em frente, economizando, aportando e pagamento minha dívida. Minha carteira atual:






Metas 2021

- Aportar / amortizar apartamento - 5 mil por mês

- Melhorar controle financeiro (gastos e dividendos recebidos)

 

Obrigado e Feliz Ano novo para todos!!!!

 






Um comentário:

  1. Olá, fico feliz por você ter despertado a sua mente investidora, nem sempre as respostas que nos fazemos são certas ou erradas, pois tem diversos fatores que acontecem conosco que interferem na nossa decisão, sobre o apartamento realmente é polêmica pura, pois é tão relativo, eu por exemplo tenho casa própria que comprei quando tinha uns 29 anos como investimento, fico super feliz de ter feito, ganhei na compra, uns 40 mil por fazer o pagamento a vista. Mas como disse cada um tem uma situação diferente umas das outras. Caso precise de conversar sobre investimentos ou ate mesmo dúvidas simples pode contar comigo, se eu não souber ficarei feliz em pesquisar para lhe ajudar. Só não vou dar dica de casamento (hahaha) pois da problemas demais.

    ResponderExcluir

Fechamento 2022!!

  O lá, amigos da finansfera e eu do futuro.  Mais um relato de final de ano para que um dia eu possa voltar nos meus posts e verificar a mi...