sexta-feira, 17 de abril de 2020

Primeiro Post, Primeiro Fechamento

Olá a todos, 

Este é o meu primeiro post no blog e estou muito feliz por finalmente conseguir sair da estagnação e lhes escrever.

Bom, primeiro deixe-me me apresentar, tenho 29 anos, recém-completados, sou noivo, engenheiro, trabalho em uma multinacional, apesar de novo já estou cansado da corrida dos ratos. Estudei em uma boa universidade pública, fui trainee, trabalhei mais duro para crescer na corrida dos ratos, comprei um apartamento financiado com a minha noiva e estamos longe de conseguir nossa independência financeira.

Porém este já é um começo e espero que este blog me motive cada dia mais em aprender sobre o mercado financeiro para trazer informações de qualidade para todos e manter os aportes.

Quanto aos meus investimentos são realizados em conjunto com a minha noiva, eles estão divididos em Ação, Previdência Privada, Cooperativa, Fundo Empresa, FIA, Poupança, Tesouro Selic.
Ações -> Ações a meu ver, analisando o retorno histórico, é a melhor forma de rentabilizar o seu capital no longo prazo, claro, embutido o risco que isto tráz, este ativo exige que tenhamos uma gestão ativa das empresas acompanhamento os seus fundamentos durante os anos, para aqueles que querem ter a renda puramente passiva, talvez não seja o melhor ativo.

Valor: R$ 38.965,00

Previdência -> Este é o fundo de previdência privada da empresa na qual trabalho, ele tem um sistema interessante, cada x% que eu deposito do meu salário há uma contrapartida da empresa de x% +3%. Por exemplo se eu colocar 5% do meu salário a empresa coloca mais 8%. O que a meu ver é excelente, agora as contrapartidas, caso eu decida sair da empresa, só posso sacar o meu valor depositado com os juros sobre ele, em caso de demissão eu saco o meu valor + 50% do valor depositado da empresa, para pegar os 100% apenas aos 55 anos.

Portanto para fins de contabilidade, vou considerar apenas o valor do meu aporte, não o da empresa.

Valor apenas da minha participação: R$ 34.792,30

Cooperativa -> Muitas empresas possuem cooperativas de crédito para seus funcionários, ela funciona da seguinte forma, eu deposito x% do salario (em folha de pagamento), ele como uma renda fixa, além de receber participação no lucro dos juros dos empréstimos cedidos para os demais funcionários. Além disto, caso haja necessidade de empréstimo os juros são muito mais baixos que nos bancos, cerca de 0,99% ao mês, mas espero nunca ter que usar.
Valor: R$ R$ 10.602,47

Fundo Empresa -> A empresa que trabalho possui um sistema de compra de ações através de um fundo para funcionários, a mesma não é negociada na bolsa brasileira. As ações são comparadas com 30% de desconto da cotação atual da data da compra só podendo excer a opção 1 vez ao ano, devido a dificuldade de calcular devido a cotação das compras, valor atual, variação, vou considerar apenas o valor que investi apesar de saber que está bem mais alto no momento.

Valor: R$ R$ 6.000,00
FIA -> Fundo de investimento de ações, eu tenho um valor investido no Alaska Black, hoje em dia não acredito que seja um investimento interessante, não devido a ele ter caído quase 40% em Março, haha, mas devido à taxa administrativa de 2%. Cada dia mais gosto de acompanhar as minhas ações e ver como elas se comportam através da analise fundamentalista.
Valor atual: R$ 5.700,00
Poupança -> Este investimento é a nossa pequena reserva de emergência, devemos ir aumentando ele. Ah, mas por que poupança? Se acontecer algo no final de semana e precisar de dinheiro o que você faz? 
Valor atual: R$ 4.044,55
Tesouro Selic -> Esta é a minha reserva de oportunidade. A maior parte foi utilizada em março. Mas pretendemos ir aumentando ela com o tempo. 
Valor atual -> R$ 1.674,31










Mais pra frente entro mais a fundo na minha carteira de ações.

Obrigado a todos,


Abraço.

3 comentários:

  1. Gostei do seu post. abraço e força ai!

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo a Firesfera. Adicionado ao diretório. Fique a vontade para usar o selo se quiser. Abcs
    https://www.aposenteaos40.org/p/diretorio-de-blogs.html

    ResponderExcluir

Fechamento 2022!!

  O lá, amigos da finansfera e eu do futuro.  Mais um relato de final de ano para que um dia eu possa voltar nos meus posts e verificar a mi...