domingo, 19 de abril de 2020

CVC, comprar ou não comprar?

“Alguém sempre enriquecerá mais rápido do que você. Isso não é uma tragédia.” Charlie Munger
Cada pessoa possui um perfil de investimento e não há regra de quantos % de renda variável e renda fixa manter na carteira, mas existe algo que vai te dizer se a sua carteira está coerente com o seu perfil ou não, o seu sono.
Particularmente nunca fui de perder sono por causa dos meus investimentos, muito disto se dá devido ao capital que possuo investido ainda não ser muito volumoso, mas um dia será e preciso estar tranquilo quanto a isto.
Gosto muito de analisar os fundamentos das empresas e escolhê-las por conta própria, tenho consciência de que não sou o melhor analista do mundo, mas me sinto à vontade tomando a decisão embasada nos fundamentos que analisei. Mas sempre há aquela empresa que te deixa com a pulga atrás da orelha e esta é a CVC.
Com a atual cotação com certeza a CVC atrai muito a atenção do mercado, principalmente aqueles que querem especular com o ativo.
A empresa é líder do setor de turismo no país, possuindo 25% do Market Share, opera em diversos canais, tem um grande número de lojas físicas, está bem inserida nas cidades menores e ainda por cima possui uma marca que traz confiança, sendo uma das marcas mais reconhecidas do país. 



Mas por que eu não aproveito essa baixa na cotação e não invisto em CVC? Eu sempre uso uma regra que pra mim é fundamental, eu me pergunto se ficaria com este ativo por 10 anos e se acredito que ele continuará atraente até lá.
E quando olho o business, não me sinto confortável em investir em turismo, não sei que tipo de disrupção pode haver neste mercado.
Acredito que o futuro de empresas que possuem vendas recorrentes, aquelas que precisam fidelizar os clientes, seja a criação de uma plataforma digital completa, um verdadeiro market place com pontuação, com carteira digital e outros benefícios, vamos ver se a CVC se posiciona sobre algo do tipo. Mas quem sabe o Mercado Livre que já está bem avançado nesta parte de carteira digital não entre no mercado de turismo?
Posso estar deixando dinheiro na mesa? Posso. Posso mudar de opinião? Posso. Posso me arrepender de não ter comprado antes? Não, temos que entender as nossas escolhas e conviver com elas.

Um comentário:

  1. Olá! Tudo bem? Primeira vez aqui.

    Parabéns pelo blog. Que seja uma jornada de sucesso!

    Não investiria em CVC por mais que, a princípio, esteja barata, como jamais aplicaria dinheiro em companhia aérea.

    O setor de turismo poderá sofrer grandes alterações devido ao COVID19. Prefiro esperar.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Fechamento 2022!!

  O lá, amigos da finansfera e eu do futuro.  Mais um relato de final de ano para que um dia eu possa voltar nos meus posts e verificar a mi...