segunda-feira, 4 de maio de 2020

Patrimônio Ativo x Passivo


Olá,

Bom, como expliquei no meu primeiro post, eu tenho um apartamento financiado, não vejo o financiamento com bons olhos hoje dia, principalmente depois que comecei a buscar a IF, mas como não existe máquina do tempo, não temos como voltar atrás. Mas era um sonho meu e da minha noiva, portanto, estou satisfeito com o mesmo no momento. Não adianta ficar reclamando por águas passadas.

Hoje o apartamento tem um valor de mercado de R$ 400.000, isto já incluindo uma desvalorização para venda, (estes dias estava ouvindo novamente o podcast do Sr IF com a Yuka e ela comentou que as vezes casais sem filho casam e compram um apartamento grande de 3 quartos pensando nos filhos que virão, pensando lá no futuro ao invés de comprar um imóvel que te satisfaça no momento, PQP! Pensei, olha eu ai!, comprei um apê de 3 quartos onde 2 são guarda treco hahaha) deste valor há uma dívida financiada com a Caixa Econômica Federal, R$ 195.144, com uma taxa de juros efetiva de 8.4% a.a. (Não é tão ruim! Mas o ideal seria não pagar juros! Espero passar a pandemia para negociar a redução da taxa com o Itau ou Santander, já que a Caixa não costuma negociar contratos já fechados)

Farei outro post explicando o porquê de investir e não ir pagando o financiamento (será controverso!). No mínimo preciso bater os 8.4% a.a. + inflação% a.a.
Mas vamos ver o meu patrimônio total:

Investido hoje (04/05) = 110.265

Apartamento = 204.856 (A parte que me cabe caso venda e quite o financiamento com a Caixa)

Carro = 23.349 #humildão

INVESTIMENTO
REAIS
STATUS
Investimento
110.265
Ativo
Apartamento
204.856
Passivo
Carro
23.349
Passivo
INVESTIMENTO
338.470

Com estas informações há 2 indicadores que quero acompanhar pra ver a evolução do meu investimento, acredito que acompanhando eles ficarei motivado para buscar a IF.

Separando o patrimônio em passivo e ativo, considerando passivos a parte do meu patrimônio que preciso da minha renda pra manter e ativo aquele que me gera renda, caso o meu apartamento fosse alugado e me gerasse uma renda mensal, o trocaria para ativo. Hoje tenho 32.6% do meu patrimônio em ativos, a meta para este ano (2020) é aumentar este valor para 40%.

Porém caso este valor diminua será considerado algo ruim? A meu ver não, pois estarei reduzindo a dívida do apartamento, consequentemente aumentado o patrimônio passivo.



Agora vamos ao indicador que quero acompanhar mais de perto, a relação da dívida do apartamento x o valor de investimento que possuo. Ficarei mais tranquilo quando souber que tenho investimento suficiente quitar o meu apartamento caso queira (claro que sempre há a opção de vendê-lo). Hoje meus investimentos cobrem 56% do valor do apartamento. O objetivos para 2020 é aumentar este  valor para 75%.


Abraço a todos,

2 comentários:

  1. Olá!

    Fiz a mesma coisa alguns anos atrás, financiamento pra construir casa... hoje em dia fico na dúvida sobre aportar nos investimentos ou amortizar financiamento.

    Posso te adiantar que por enquanto, acho mais interessante aportar, porque o juro que eu pago na CEF é em torno de 6,5% a.a. e espero ganhar mais que isso nos investimentos... minha dúvida é em relação a queda de juros, não sei como vai ficar as contas neste cenário de retração da economia e queda de juros simultaneamente... talvez seja melhor quitar de uma vez as contas.

    Espero seu post sobre o assunto!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Estou curioso com o post sobre amortizar o financiamento x investir.

    Tenho pensado no assunto pois já considerei entrar em um financiamento de imóvel.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Fechamento 2022!!

  O lá, amigos da finansfera e eu do futuro.  Mais um relato de final de ano para que um dia eu possa voltar nos meus posts e verificar a mi...